sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Especial: A praga dos FPS nos gamers atuais

Hoje irei fazer uma análise especial, não sobre um jogo ou cd específico, e sim sobre um genero de jogo e as mudanças drásticas que trouxe a sociedade gamer, o First Person Shooter ou só FPS.

Para isso devemos dar uma volta ao passado, bem ao passado nos aureos anos 90.

As casas de arcade viviam lotadas, e eram dominantes os games em que eram possiveis se lutar contra hordas de oponentes, ou simplesmente contra seu amigo.

Street Fighter II, Fatal Fury, Final Fight, Cadillac and Dinossaurs, The King Of Fighters eram games que faziam nossos pais pirarem indo nos buscar nos fliperamas, e os donos de casas de arcades felizes com o lucro que lhe davamos.

Porém em 1995 nasceu o percursor desse genero que iria acabar por destruir as casas de arcade aos poucos, Doom.

Doom era privilégio de poucos naquela época, afinal possuir um computador era mais ou menos o equivalente a possuir um Xbox 360 hoje em dia, a mecanica do jogo era inovadora e simples: Apenas sua mão com a arma era vista na tela, dando a sensação de realidade ao jogo, e assim você ia matando monstros pelo caminho, com doses e mais doses de sangue na tela.

Doom foi um marco na época, mas ainda tinha um porém que fazia com que ele ficasse atras nas casas de arcade: A falta de um multiplayer, ja que dividir um teclado não era uma tarefa das mais fáceis.

Mas mais a frente iriamos ver um novo marco no genero, com o lançamento do inovador Nintendo 64 e seu suporte para 4 controles, o mundo foi apresentado em 1997 ao grandioso 007 Goldeneye.

O jogo além de contar com um modo história fiel ao filme(só pra deixar claro, sou fã dos filmes de 007)possuia um multiplayer com suporte para 4 pessoas, e isso foi a febre suprema para época, era absolutamente comum você passar por locadoras com hordas e hordas de moleques jogando goldeneye se espremendo para ver onde seus adversários estavam e se divertindo atirando minas, lazers e muitas outras armas.

Mesmo goldeneye, Duke Nuken, Quake e muitos outros que não me lembro no momento, ainda não conseguiram fazer frente ao mercado das casas de arcade, que já apresentava seus jogos de tiro coperativos como Virtua Cop, Jurassic Park e House of The Dead.

Mas foi em meados de 2001, 2002 não sei bem ao certo, com o mercado de arcades ja decaindo é que veio o golpe final: Counter Strike.

O jogo vinha com uma mecanica absurdamente inovadora, ao invés de dividir as telas, cada usuário teria a tela toda para si, os demais jogadores iriam se conectar em rede privada.
História de jogo? Pra que? Compre suas armas, estoure os miolos de seus oponentes e pronto.

Essa é a ideia de CS, e porra! Fez sucesso, mostrando que o povo está pouco se lixando para o enredo do jogo, é o que eu chamo de Complexo de Simplicidade e com isso a sepultura das casas de arcade começou a ser cavada.

Mas então, o que tanto atrai pessoas para o genero de FPS? Graficos? Jogabilidade? Vamos pensar um pouco.

Doom tinha suas missões tal como goldeneye, e algumas pessoas passavam dias jogando para completar tudo, com a finalidade de se abrir mais armas para o modo multiplayer, analisando friamente hoje, é um pouco complicado de se jogar um FPS em um joystick convencional,levando se em consideração a facilidade que o teclado e o mouse oferecem, existem até conjuntos especiais favorecendo o uso para tais jogos.

A ideia de um FPS é de levar o jogador ao maximo a um ambiente onde ele não pode estar,afinal quem vai querer sair armado e entrar no meio de um fogo cruzado? Ou quando você irá poder atirar em algum monstro? Eu uso essa teoria quando estamos para jogar videogame(e são poucas as vezes) e vem um palhaço dizendo que quer jogar futebol.

Concordo em parte com essa jogada dos FPS, se não fosse por um detalhe: Jogos como Counter Strike, Call of Duty e mesmo que não encaixado no genero, Grand Thef Auto, vulgo GTA são grandes formadores de assassinos e marginais, e por culpa desses não foram só as lan houses que pagaram o preço, antes mesmo das lan houses, os fliperamas foram atingidos pela lei que proibe a permanencia de menores no estabelecimento.

Eu vivi essa fase muito bem, e foi uma bomba, e depois anos mais velho trabalhando com o ramo das lan houses, fui novamente prejudicado por ela.

Mas tudo isso se deu graças a um babaca que entrou no cinema atirando em todo mundo, se dizendo influenciado por Doom, não lembro bem quando foi isso, creio que em 1998 ou 1999, a mídia caiu de pau em cima dos jogos, e alem dos FPS, fighting games e outros pagaram o preço

E assim sendo, era muito mais fácil uma criança pegar a arma do pai e sair atirando, do que sair soltando hadoukens pela rua.

Mas os FPS bem tem sua utilidade, um jogo específico , que não sei qual foi, foi usado para treinar soldados americanos para a guerra do Iraque, porém em minha visão isso só prejudicou mais ainda o mercado de games, agora todo jogo tem que passar por uma avaliação pisicológica antes de ir para as lojas, justo, porém um pouco tirano.

E hoje em dia, nossas crianças e porque não nós mesmos podemos jogar com pessoas de outros países atraves do sistema online que jogos como Halo, Gears Of War, Call Of Duty e até mesmo Counter Strike nos proporciona, acabando cada vez mais com a vida social e a roda de amigos que se formava nos fliperamas.

Hoje em dia, é muito mais facil você encontrar um moleque gordo que nunca soube o que é uma mulher falando sobre Halo ou Call Of Duty, do que um cara que te chama para um contra em KOF no fliperama da esquina, até mesmo porque aquele fliperama fechou e virou uma lan house.

Algumas lan houses , como uma que tem na frente da minha casa( e o meu sonho era ter um fliperama na frente dela) tentaram juntar os fliperamas antigos com a modernidade e o conforto das lan houses, colocando emuladores para serem jogados via Kaillera, mas a medida não deu certo, porque alem daquele comissário pentelho que vai lá todo dia tentar extorquir dinheiro, os moleques gordos predominam pedindo CS, e outros jogos online e quando vamos apresentar KOF ou qualquer jogo eles mandam um "isso é muito feio, prefiro Ragnarok" ou "isso é do tempo do meu pai".

Na região aonde moro, no interior do Rio de Janeiro na cidade de Mangaratiba, os fliperamas foram extintos COMPLETAMENTE! somente em alguns distritos do muncípio é possivel encontrar maquinas com as já insuportáveis versões piratas de KOF 2002, ou maquinas que possuem todos os jogos de nossa infancia, mas que permanecem vazias, pois para cada uma máquina que encontramos em uma esquina, existem 3 lan houses no mesmo bairro.

E aqui tinhamos um fliperama exelente, era uma area grande que possuia 3 portas, e uma grande extensão com diversas máquinas, e se fosse hoje em dia, os contras poderiam ser regados com muita cerveja e com uma conversa descontraidissima.

O único fliperama que restou por essa região, é a Falcão fliperama, em Itaguaí, mas eu mesmo já não passo lá a bastante tempo, pois além de ela possuir 3 versões de KOF 2002(que ja encheu e MUITO o meu saco) logo no final da loja temos, advinhe só: Uma lan house! essa sim vive lotada.

Eu não tenho nada contra os FPS, até mesmo estava jogando Call Of Duty 4 antes de vir para casa, e também sou fã de jogos de tiro, o único genero de jogo que meu pai me incentivou a jogar, e também foi o um dos poucos tipos de jogos que eu joguei com ele, mas sou do tempo da pistola light phaser do Master System e de games que realmente deveriam ser utilizados como treinamento, como Rambo 3, Wanted entre outros.

Em suma, tudo isso é para mostrar que se hoje não estamos reunídos no filperama da esquina, foi porque um dia estavamos jogando Doom na casa do nosso amigo riquinho, e olha só no que deu....


E ainda bem que eu sou um old gamer, se não eu poderia acabar assim:



Eu sei que é old, mas tá valendo.

Agradecimentos especiais aos membros da Tiger Robocop : Turkão, Michel e Paulin que sugeriram sobre os jogos da atualidade, acabou que me veio a cabeça a ideia de mostrar como eles afetaram a vida dos old gamers.

2 comentários:

  1. Curti a matéria.
    Mas descordo completamente que um jogo possa ser responsável por moldar o caráter de alguém
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Opa, legal, sendo um gamer das antigas, também passei um pouco por essa fase da decadência dos fliperamas por conta das lan houses, agora só resta aproveitar o que se tem de bom nos jogos atuais, porque viver de passado não dá...

    ResponderExcluir