quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Post 005 - Devil May Cry 4

E o segundo post de games vai para o fantástico Devil May Cry 4 senhoras e senhores:

Confesso que, quando fui apresentado a franquia Devil May Cry, achava que se tratava de mais um clone de Resident Evil, ambientado em uma luta contra demonios, mas ao jogar Devil May Cry 3, fiquei completamente supreso e admirado, o game tinha elementos de beat'em up, com Castelvania e Megaman, uma mistura fina e que deu muito certo.

E obviamente, fiquei completamente ansioso por Devil May Cry 4, ao ver seus trailers fiquei perplexo com os gráficos e com a jogabilidade que ele apresentava, e o principal fator: Dante foi apresentado como o "vilão" do jogo.
Chocante isso não é? Como eu falei no post de vilões, Dante tem vocação pro cargo, e parece que a Capcom percebeu isso colocando Dante no posto de antagonista, e o trabalho foi bem feito, já que Dante não deixa claro o real motivo de agir como um vilão.

Mas vamos chegar nessa parte depois, vamos falar das especificações técnicas do jogo.

Como Dante está estagiando como vilão, com quem iremos jogar? E é assim que é apresentado o personagem Nero, como sempre muita gente torceu o nariz, afinal como seria jogar Devil May Cry sem Dante?

Bem senhoras e senhores, Nero não deixa a desejar nada em termos de jogabilidade, apesar de não possuir nenhuma arma extra alem das quais ja começa o jogo, seu arsenal - composto da espada Red Queen, seu revolver Blue Rose e seu braço demoniaco Devil Bringer - é competente por sí só, e mais a frente o jogador irá tomar posse de Yamato, a espada que pertencia a Vergil, para Nero, ela funciona como se fosse o Devil Trigger de Dante, com a grande diferença que ela permite golpes novos, e uma sombra envolve Nero aumentando não só o dano, mas sim os hits e extensão de seus ataques.

A espada Red Queen possui um sistema interessante, nela existe uma especie de motor de motocicleta, que permite que você carregue 3 níveis apertando um determinado botão como se estivesse realmente dando partida em uma moto.

Quando os 3 níveis estiverem cheios, você irá desferir ataques mais rápidos e mais fortes, alguns golpes mudam sua aparencia completamente ao usar esse sistema, e como apelação pouca é bobagem, você pode carregar até os 3 níveis de uma vez sem precisar "ligar" a espada, desde que aperte o "botão de partida" no momento certo do seu ataque.
Já a maior inovação de Nero e seu principal diferencial de Dante é seu braço demoniaco Devil Bringer, como o nome mesmo sugere, sua função inicial é de trazer ou levar Nero até os demonios para então arremessa-los.
O Devil Bringer é uma puta mão na roda para os jogadores viciados em combos, como esse que vos fala, pois os demonios tendem a rolar metros para longe de você depois dos golpes(alias coisa que também acontece com extrema freqüencia em DMC 3)

E o mais interessante é que os arremessos de Nero variam de acordo com o personagem, desde simplesmente esmagar o oponente no chão até fazer um Final Atomic Buster improvisado, e é apenas para o Devil Bringer que você pode adquirir habilidades especiais derrotando chefes, como um radar para itens e missões secretas.

Seu revolver Blue Rose, mantém a tradição da série em ser uma arma de pouco uso servindo apenas para deixar oponentes no ar para fazer mais combos, é possivel terminar o jogo sem a usar muito, ela pode ficar mais poderosa depois que você fizer upgrades nela, onde depois de carregar seu nível ao máximo Nero aplica um tiro que explode dentro do inimigo depois de um tempo.

E uma mudança no sistema de jogo em geral foi como você compra habilidades, além das ja conhecidas red orbs, agora temos uma nova moeda em Devil May Cry 4, as proud souls.

As proud souls são dadas a você no final de cada missão de acordo com o seu ranking, e com elas você vai comprar upgrades para suas armas e novas habilidades para o personagem, como uma esquiva mais rápida, e o já famigerado pulo duplo.

Um recurso interessante é que você pode desaprender suas habilidades para então comprar alguma outra que julge prioritária.

Porém, não é só Nero que é jogável. Dante pode ser controlado pelo jogador também(afinal a Capcom não ia ser burra ao ponto de deixar o personagem principal da série injogável) e como principal mudança, Dante pode alternar seus estilos de luta -Trickster, Swordmaster, Gunslinger, Royal Guard e Dark Slayer sendo esse último o único que você adquire depois de matar um chefe).

E o melhor, para evoluir seus estilos, você pode comprar novos níveis com as proud souls, e uma grande vantagem é que, quando o comando é passado para Dante, todas as habilidades que você possuia com Nero são convertidas em proud souls, além das que você já possuia antes, tornando o jogo mais fácil.

E em questão de arsenal, Dante conta com suas queridas e amadas pistolas Ebony & Ivory, a escopeta Coyote-A e sua espada Rebellion, e depois de destruir os chefes ele ainda pode adquirir a armadura Gilgamesh, a maleta Pandora(a arma mais interessante e apelona do jogo) e esquisita e poderosa Lucifer.

Gilgamesh funciona como a Beowolf de DMC 3, equipe e sente a porrada nos demonios, mas seus atrativos são que agora ele possui os golpes que Vergil possuia em DMC 3 quando equipado com a Beowolf, e também a habilidade de causar dano quando pula.

A maleta Pandora, como anunciado no jogo, possui 666 formas diferentes de uso mas apenas algumas são usadas(pedir que se podessem ser usadas as 666 também é pedir demais não acha?)Ao pular, a maleta vira uma metralhadora, no chão é um lança misseis que pode se transformar em uma bazuca e finalmente um laser poderoso.

E utilizando o modo Gunslinger, a arma ganha ainda mais prioridade , se transformando em um bomerangue, em uma espécie de nave(que lembra bastante as de Robotinik em Sonic) que lança misseis por toda a tela, essa arma usa uma barra especial, que quanto mais cheia determina o tamanho de sua duração nesse modo, e finalmente um ataque completamente esquisito, onde Dante coloca a maleta no chão, ela abre sozinha e começa a brilhar causando um dano ABSURDO contra os inimigos(muitos morrem de uma vez só com esse movimento) e contra os chefes, putz, imagine se tivessem as 666 armas que a maleta diz que tem, coitado de mim, escrever sobre todas elas!

Lucifer é uma arma meio comica, quando equipada Dante fica com uma rosa na boca e ataca dançando, fincando espadas nos oponentes, ou no ar se usando o estilo swordmaster, e quando você faz o movimento para lançar a rosa, todas as espadas fincadas no cenário explodem, tenso e muito apelativo.

E é claro, uma coisa que faz bastante diferença agora é o Devil Trigger de Dante, agora alguns de seus ataques mudam quando nesse modo, como seu dash com a Rebellion que ganha mais alcance e sai atravessando os inimigos.
E agora passemos para os graficos, e que graficos! Tudo em Devil May Cry beira a perfeição, logo na segunda missão é completamente fácil ficar deslumbrado com a paisagem na cidade de Fortuna, assim como o belíssimo ambiente da floresta mais a frente.

Mas o ápice é a batalha contra o Savior, uma estátua gigantesca que é controlada pelo Evil Sanctus, a batalha ocorre nos céus da cidade e a movimentação da estátua é belissima, com uma leveza sem igual, e quando ela usa um raio deixando tudo a volta como um por-do-sol fantástico.

Os personagens, mesmo que ainda meio "plastificicados" como em Devil May Cry 3, são muito bem trabalhados, e com muito mais expressões, em especial as de Nero que é um personagem muito mais extremo com o que sente do que Dante,que continua com seu ar de deboche clássico.

Os chefes tem texturas muito bem feitas, e agora são bem maiores que os de Devil May Cry 3, o chefe mais bem feito é Berial, o primeiro chefe do jogo, um minotauro envolto em chamas, a movimentação dele pelo cenário reflete bem a ideia de que estamos lidando com um bicho de mais de 3 metros de altura.

As animações do jogo também são perfeitas, os dialogos são constantes em Devil May Cry 4, e passa a grande sensação de que estamos vendo um filme, embora esse fator extenda de mais o tempo de jogo.

Spoilers adiante!

A história de Devil May Cry 4 gira em torno da ordem da espada, uma seita religiosa que adora o pai de Dante, Sparda.

Em um culto, Dante aparece repentinamente e assassina o grande sacerdote da seita causando a maior surpresa a todos presentes, e despertando a fúria de Nero, os dois batalham no local, e é nessa batalha onde você irá aprender sobre os movimentos do jogo através de um tutorial.

Porém Dante mostra claramente que se deixou derrotar, e demonstra que existe algo de estranho por debaixo dos panos da ordem.

Mais a frente, é descoberto que a ordem da espada está com as espadas Yamato e Sparda e planeja abrir os portões do inferno, liberar a capetada toda para então destruir todos eles e se tornarem a maior força de exterminio de demonios da terra.

Por isso Dante assassinou os membros da ordem da espada, para pegar suas espadas e por um fim nessa palhaçada, afinal os planos da ordem atrapalham seus negócios, além é claro de causar uma confusão imensa.

Nero é enganado pela ordem durante bastante tempo e depois de um certo tempo, ele já não se importa com a missão de capturar Dante, e sim de descobrir o que está acontecendo, enquanto Dante segue em seu encalço acompanhando os passos do novato.

Resumindo: Devil May Cry é mais uma obra prima da Capcom, que acertou em cheio com as novidades do sistema e enredo, um jogo altamente recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário