quarta-feira, 4 de maio de 2011

Arquivo 018 - Marvel vs Capcom 3 - Fate of Two Worlds



Em 2001 tivemos o lançamento de Marvel vs Capcom 2, o game logo despontou como um dos fighting games mais jogados em todo o mundo, com incriveis 53 personagens a 3ª versão foi pedida por muitos fãs pelo mundo.

E pediram por 10 anos, tempo pra cacilda, muita gente que jogou mvc2 já estaria com seus 20, 25 ou até mesmo 30 anos, mas isso não é empecilho para que novos jogadores comecem uma nova geração, e quanto menos para que os "dinossauros"(como eu) reaprendam e se divirtam com essa nova versão.

Pra inicio de conversa, e quebra de controvérsia o game tem apenas 38 personagens, focando no balanceamento e no uso de todos os personagens, evitando que todos só joguem com apenas 3 ou 6 tendo um vasto elenco para se escolher, como era o caso da versão anterior.


A tela de seleção de personagens bem chamativa.

E o cast é o mais variado possivel, nada daquela chuva de Shotos(termo usado para se referir a personagens com hadouken) e com presenças bastante inusitadas, principalmente do lado da Marvel.

Vamos ao cast completo:

Do lado da Marvel temos:

Capitão America(obviamente)
Wolverine
Homem-Aranha
Hulk
Homem de Ferro
Deadpool
Thor
Tempestade
X-23(Um epic win)
She-Hulk(E nem zoe, a vadia é boa de se jogar)
Dormammu(Nunca nem ouvi falar do infeliz até o jogo)
Super-Skrull(Também nem conhecia até o jogo e foi uma excelente escolha para substituir o quarteto fantástico)
Dr. Destino(Dr.Doom)
M.O.D.OK(Essa porra só serve para apanhar!)
Magneto(mais overpower do que nunca)
Treinador(Taskmaster - Mesma coisa de Dormammu e Super Skrull, e tb o M.O.D.O.K)
Pheonix.
Sentinela(A peste! É um pareo duro em chatisse com Goro Daimon 98)

O elenco da Marvel se foca muito mais nos vilões e é bem diversificado, alem de mostrar muitos personagens não populares, mesmo que deixem personagens como Psylocke e Gambit de fora.

Agora o elenco da Capcom trás os personagens mais bem sucedidos dos games recentes da empresa, algumas escolhas muito bem feitas, outras meio suicidas.

Ryu(que tá mais pra Seya de CDZ, pq o infeliz só apanha em tudo que é trailer, não só de MVC como o recente Street X Tekken)
Chun-li
Crmison Viper(Que se encaixa MUITO mais com esse estilo de jogo do que com SF4, não desmerecendo o game)
Akuma( Com muito mais raiva e personalidade própria)
Dante(Yes, Yeeeeeees!!!! O personagem com mais golpes em um jogo de luta2D/2,5D já existente)
Trish(não fede nem cheira)
Chris Redfield(Equivalente ao Cable de MVC2)
Albert Wesker(Outstanding Win!!!)
Morrigan Ansleand(Gostosa pacas)
Tron Bonne(Também só serve para sparring)
Amateratsu(Do game Okami,o pior é que o totó bate pra porra!)
Arthur(De Ghost n' Goublings)
Nathan Spencer(Bionic Commando - Quase como um Omega Red)
Felicia
Mike Haggar(Zanguief é o caralho!)
Vietiful Joe(esse ai não serve NEM PRA APANHAR)
Hisen-Ko(Darkstalkers - Pra mim nem fez diferença)
Zero(Outro epic win!)

Alem dos citados acima temos duas adições pelo sistema de DLC: Jill Valentine(em sua versão dominada de RE5) e Shuma Gorath e o chefe Galactus que obviamente não é selecionável

Jill faz as vezes de Cammy, enquanto Shuma continua a mesma merda de sempre, mesmo com as melhorias que o jogo trouxe.

Imparcialidades de lado, poder jogar com Dante , Wesker e Zero foi uma sensação de extase! 3 dos meus personagens favoritos da Capcom juntos no mesmo game foi estonteante!

Bem... agora aos gráficos:

Jedi é o caralho!

Dizer que os gráficos são maravilhosos é meio que exageiro, mas também não há como dizer que os mesmos são baixo nivel, a principal caracteristica dos gráficos é a semelhança com quadrinhos, e isso tudo é vista nos icones dos personagens, no efeito de poeira que sai do chão quando se pula,nos sparks(efeitos que aparecem quando se toma/dá porrada)mas o mais escrachado em relação aos quadrinhos é o fato de que a tela de especial rasga como se fosse uma página, até os finais, são paginas virando.

Ainda é possivel perceber um cabelo duro aqui e ali, mas não é só de gráfico que se faz um jogo! Já o som,bem... Decidiram voltar com os temas clássicos dos personagens(ainda bem, pq aqueles jazzes ou musiquinhas de elevador de MVC2 eram lástimáveis)mesmo que a qualidade não esteja tão boa assim, muito inferior a músicas de Blazblue por exemplo, mas ainda assim ouvir o tema de Dante ou de Wesker anima bastante, alem dos inéditos como o de Dormammu, e a música cantada de Deadpool.

Já as vozes são extremamente bem trabalhadas, tanto do lado da Marvel quanto da Capcom, Zero por exemplo nas duas versões(japonesa e americana, apenas os personagens da Capcom tem a voz em japones) tem uma voz que combina muito bem com o personagem, o dublador de Wesker em RE5 retorna, fazendo um incrivel trabalho.

Mas sem duvida a voz mais marcante é a de Deadpool, que combina extremamente com o personagem, usando do clima cómico é impossível não rir quando ele grita "your mamma!" no final de alguns ataques ou o seu "Bang Bang Bang!" No hyper combo (Nota: Essa fala foi retirada durante a produção, mas os fãs pediram tanto que ela voltasse que deu no que deu) mas o melhor é quando ele grita "You pressed the wrong button!" quando ele é derrotado(Para quem não sabe, uma das carcteristicas de Deadpool é a "quebra da 4 parede" em que nos quadrinhos ele fala diretamente com os redatores e desenhistas, aqui no caso ele fala com vc)alem de gritar "Shoryuken" no seu golpe que inicia um air combo( e isso já aconteceu em uma revista!)

Lá lá .... Também sei!

Claro que não são todas as vozes que são boas, Dr Doom por exemplo parece que está bebado, e Hulk parece um doente mental falando.

O legal é que os personagens mantém um relacionamento entre si: Chamando um ao outro por apelidos no meio da batalha: Capitão America é chamado de Steve por Homem de Ferro, que é chamado de Tony pelo mesmo, Spidey chama os vilões com sarcásmo como Maggie para Magneto e Albie para Wesker, Akuma é o unico que não chama ninguem pelo nome.

Um dos destaques vai para Hulk que chama quase todos por uma forma de facil assimilação, como se ele não lembrasse o nome de ninguém(eu queria colocar um video mostrando mas não achei mais) como "Karate guy" para Ryu "Metalman" para Homem de Ferro e por ai vai.


Queeeeima desgraça! Queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeima!

Agora no quesito jogabilidade é aonde esse jogo se destaca mais.

Esqueça aqueles 6 botões e todo o malabarismo para se usar todos os golpes, socos e chutes não são mais separados e tudo virou apenas ataque, classificados em fracos médios e fortes(uma certa alusão ao maior rival Blazblue)e um botão exclusivo para se lançar o oponente para o alto

Isso pode causar uma certa repulsa aos jogadores antigos, que anseiam pelos combos aereos numerosos
, mas para os mimimimi de plantão foram adicionados dois sistemas: Primeiro é possivel acertar dois ou até 3 ataques da mesma força num mesmo combo aereo(mesmo sendo médio)

O segundo é o team aerial combo que consiste em obviamente fazer um combo usando os 3 personagens, para tal basta finalizar um combo aereo com cima, frente ou baixo e o special button(o que lança para cima) o outro personagem virá e continuará o combo
, seu adversário poderá também contra-atacar o combo aereo, apertando a mesma direção que vc no momento do golpe.

Quem é a acrobata agora vadia ?

Alem disso, os assists estão mais faceis de se chamar do que na versão anterior, onde vc tinha que apertar um botão junto com o assistente para que ele chegasse a tempo, aqui o assist funciona com a mesma efetividade de KOF 2000 por exemplo, e como apelação pouca é bobagem vc pode chamar 2 assists no meio de um combo, sendo um de cada vez.

Os hyper combos(ou especiais) estão como sempre foram na série, porém com a tecnologia do 2,5D os angulos de camera se fazem presente nos especiais nível 3 e em alguns normais, como é o caso do novo Maximum Spider de Homem Aranha, onde ele tece uma teia conforme passa pelo adversário
Ai gatinha... vou te prender na minha teia, nem que seja na base de porrada!!

Um dos destaques novamente vai para Deadpool com a sua quebra da 4 parede, em um dos golpes mais criativos possivel.
Um jeito bem mais pratico de se fazer alguem perder energia, use a barra que vai mais rápido!

O cara pega a barra de energia e de power pra dar porrada no adversário!!! Sem mais...Trollagem master!

Um outro que é bastante interessante é o Iron Avenger do Homem de Ferro onde ele lança um puta raio de energia do peito em cima do cara, causando mais de 50 hits!E podendo criar combos com mais de 130 !
Isso vai fuder com o meu carregador de pilhas!

Alguns personagens também sofreram mudanças, como Ryu que agora solta seu Shinkuu Hadouken em varias direções
Suvaco megablast!

Mas o principal fator da jogabilidade é o X-Factor, que funciona mais ou menos como ativar o Max em KOF 97/98(advanced) uma vez ativado(apertando os 4 botões de ataque juntos) o personagem ganha recuperação de energia, aumento de dano e velocidade.

Fudeu pro teu lado japinha!

Esse recurso pode ser usado no meio de qualquer ataque, dando um reset no seu personagem permitindo que qualquer outro ataque seja usado, e é usado em 3 níveis:

Level 1: Dura 10 segundos e aumenta só um pouco o dano e a velocidade, é usado quando se tem os 3 personagens na luta.
Level 2: Dura 15 segundos e aumenta mais um bocado o dano e a velocidade, usado quando se tem apenas 2 personagens restantes.
Level 3: Dura 20 segundos deixa seu personagem equivalente a um Unlimited Ragna(Blazblue) ou um Orochi Iori da vida com danos e velocidades absurdos, usado quando se tem apenas um personagem em batalha.

O X-Factor pode mudar completamente o rumo de uma batalha, portanto deve ser usado com bastante cautela.

O fator single player não foi esquecido em MVC3 e temos uns lances para nos divertirmos enquanto não podemos acessar os recursos online(drama vivido por quem tem consoles desbloqueados)e temos o mission mode e o shadow mode.


O mission mode é auto-explicativo: Consiste em fazer missões que variam de aplicar uma simples magia até o chamado "Special Combo" que são aqueles combos cheios de sobes e desces.

Já o shadow mode é o mais interessante. É aonde vc irá desafiar a I.A gravada do produtor do jogo, gerando assim um contra mais interessante quando não se há ningúem para jogar com vc.

O training mode do jogo é o mais completo que eu já vi: Vc pode trocar o tipo de assist, gravar ações para o CPU e até mesmo simular lag para se acostumar quando estiver jogando online!

Fechando o arquivo, MVC3 mesmo com tudo que citei, ainda causa discórdia nos foruns de fighting games, onde muita gente fica de mimimi quando temos um jogo muito bom e variado em mãos e extremamente recomendado!

Extras:

Video de uma final(Marn(Zero, Sentinela, Magneto) X Combofiend(She - Hulk/Taskmaster/Spencer)onde se ve o equilibrio do jogo.




Combo video: Trocas de personagens durante Hyper combos(Delayed Hyper Combo)

Em breve videos de contras meus !

Até mais!

3 comentários:

  1. Bom... ao meu ver é um jogo divertido mas com muitas falhas e "quebras" de alguns personagens.

    Acho que esse x-factor é meio idiota e pode deixar o jogo extremamente deleguilibrado (mais do que ele já é).

    Mas mesmo assim foi uma ótima análise !!

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  2. Pow, olhando essa análise, parece que eu já até joguei o jogo, mas ainda to seco pra jogar ele! E com uma resenha dessas da mais vontade ainda! E ae Douglas esse jogo supera o SFIV?

    ResponderExcluir
  3. Vamos dizer que o jogo é pra ser jogado de uma forma diferente de SFIV, não é melhor nem pior... fato gosto mais desse pois me entendo mais com o estilo de jogo, mas SFIV é animal também

    ResponderExcluir