terça-feira, 5 de abril de 2011

Post 017 - Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro



E cá estou eu de volta senhoras e senhores, e mais uma vez abrangendo o cinema nacional!
Acho que a foto dispensa apresentações sobre o que vamos falar hoje.

Tropa de Elite 2 é a obvia e clara continuação de Tropa de Elite de 2007, o filme mais pirateado de todos os tempos, vitima de um vazamento em alta qualidade, que rendeu aos pirateiros de plantão muito dinheiro e um prejuizo de 10 mil reais ao diretor José Padilha.

Pois bem...3 anos se passaram e tivemos então o lançamento da sequenca dos oficiais mais temidos pelas favelas, o B.O.P.E.

AVISO PRÉVIO!

O que virá abaixo sera um spoiler em massa, contando os principais fatos do filme, caso ainda não tenha o visto(o que é bem dificil, já que o filme é de 2010) não leia, depois não venha comentar "ah porra, tu estragou o filme" se vier mando o Cap Nascimento atras de tu com o saco e a vassoura.



Alias Nascimento (Wagner Moura como sempre dando vida ao maior "super-herói" brasileiro) não é mais capitão do BOPE e sim comandante, o cargo de capitão ficou com André Mathias(André Ramiro).

A trama continua com a narração de Nascimento mostrando até desabafos do mesmo em determinados momentos.

Tudo tem início em 2007(lembrando que a trama do primeiro filme se passa em 97) quando o traficante Beirada(vivido por Seu Jorge que alias se mostra um verdadeiro camaleão(sem alusões a David Bowie) uma atuação curta porém brilhante, se comparado com os outros personagens que ele fez, e como ele é quando está no palco)começa uma rebelião em Bangu 1 para matar os chefes das facções rivais.


Enquanto a rebelião temos uma pequena narração paralela do ativista Diogo Fraga(não lembro o nome do ator) enquanto ele fala da situação carceirária do pais, e quando o BOPE chega ao local temos Nascimento no comando enquanto Mathias segue em frente guiado pelo comandante.

Nascimento obviamente deixaria que Beirada matasse as cabeças do 3º comando e depois iria mandar seus homens trucidarem geral.

Porém, Nascimento mesmo comandante e sendo o cara que é, tem que ter um pingo de humanidade, assim sendo ele pede a autorização do chefe de policia e do governador do RJ que mandam Fraga para Laercio da Costa Peregrino(Bangu 1 caso você seu fanfarrão não saiba!) e como pacifista o cara tenta negociar as coisas.


(Desiste se não os caras te matam porra!)

Claro que em filme brasileiro não falta palavrão e Fraga desce o esporro no traficante, depois que Fraga consegue controlar a situação, Mathias entra porta a dentro e desce bala em todo mundo, e a camisa de Fraga, que tinha escrito direitos humanos em ingles ficou manchada de sangue, e o cara desce a lenha em Nascimento e em Mathias.

Pra quem não lembra, Nascimento queria um substituto para poder ficar com sua familia, o que não deu certo(fato que é dito curto e grosso no começo do filme) e o pior é que sua ex-mulher Rosana(Maria alguma coisa, tb não lembro o nome)se casou com Fraga, deixando o já "calmo"Nascimento mais fulo da vida ainda.

Bem... Tentando resumir um pouco as coisas, Nascimento e Mathias são expulsos do BOPE, porém com a aprovação do publico para com a eliminação dos criminosos em Bangu 1 Nascimento subiu para sub-secretário de justiça, enquanto Mathias voltou a policia convencional, sob o comando de Fábio(Mihlem Cortaz - Aha! Lembrei o nome de um ator rs) e frustrado por sua condição, ele denuncia o governador, tomando 30 dias de cadeia.

Nascimento que já sofria com o medo do filho para com sua pessoa(afinal quem não teria medo?)com a briga com Mathias, descontou tudo no trabalho e transformou o BOPE em uma maquina de guerra.



Porém com a destruição do tráfico no RJ, os corruptos acabam por descobrir um jeito mais lucrativo de continuar ativos, era dominar as favelas e assim formam-se as milicias, e então Rocha(Sandro Rocha) e sua trupe dominam tudo que é favela na base da porrada, com a ajuda do Governador, do secretário de segurança e do deputado Fortunato(André Mattos) uma forte paródia ao apresentador da Record Wagner Montes, desde as dancinhas e até com relação aos boatos que ele era envolvido com esquemas ilegais.

Alias já que falamos do miliciano vale a pena citar uma cena muito, mas MUITO sem noção.

Os vilões do filme estão em um churrasco comemorando a inauguração de um centro comunitário em Rio das Ostras quando Rocha se levanta e começa a dançar pagode com sua arma na mão, até ai tudo bem, afinal traficantes fazem isso todos os dias.

Porem o Joselito pega a arma e dá dois tiros para o alto e toma o microfone do som, pra que ? PRA AGRADECER OS OUTROS CARAS DO "TIME" DELE!!!
Ai eu te pergunto, por mais que o cara tenha armas e tal, seja miliciano, tinha nescessidade de fazer isso ?

TINHA NESCESSIDADE ??!??!!? Puta que pariu...

(desculpem a falta de fotos, a anta não trouxe o filme para poder tirar print)


O filme segue com a narração de Nasimento quando os milicianos decidem tomar o bairro Tanque na Zona oeste do RJ, primeiro roubando as armas da delegacia e colocando a culpa nos traficantes, assim sendo o BOPE é mandado para lá pelo governador, e antes disso Mathias volta ao comando do batalhão, causando surpresa em Nascimento.

Na operação Mathias se disfarça de policial corrupto, e fica na delegacia por onde os traficantes passavam e mete bala em todos eles, porém como fora treinado por Nascimento, ele pega o chefe do tráfico e o tortura na unica cena de tortura do filme

Pega eles Tupi!

E no fim das contas os milicianos que aguardavam o desfecho da história debaixo de sombra e água fresca foram verificar o que acontecia, Mathias furioso exige o número do suposto X9 que disse que as armas estavam no poder de traficantes, e acaba sendo executado.

E ai é que a parada desanda de vez, Nascimento fica furioso e começa a investigar a morte do amigo, e graças a pista que seu filho deu ele descobre que foram os milicianos, e ao fim de tudo descobre que estava no coração do "sistema"

Ao grampear o telefone do agora deputado Fraga, ele ouve uma conversa do mesmo com uma jornalista que descobre que o governador e o secretário de segurança estavam envolvidos em toda a falcatrua que ocorria na cidade, e prevendo que Fraga seria executado, e consequentemente seu filho e ex esposa, Nascimento corre para avisa-los do perigo, e acidentalmente seu filho toma um tiro.

E depois dessa cena temos outra cena de destaque no filme


Pede pra sair! Então tu vai sair na base da porrada!

O secretário de segurança Guaraci Nováes está indo pra casa quando é avisado que existe uma blitz em frente a sua casa, com toda a arrogancia de um corrupto ele diz que vai dar uma carteirada nos caras, porém quando ele pergunta quem tá no comando da operação surge Nascimento cuspindo fogo pelas ventas com um "Sou eu !" que deve ter feito o mané se borrar todo, e então começa um massacre, Nascimento reboca o secretário de uma forma que deixaria até Kratos de olho arregalado, com direito a socar a cabeça do infeliz no porta-malas do carro e bicos no chão, o secretário nem aparece mais de tão espancado que foi, só no final do filme passados-se alguns meses obviamente.

Nascimento então acaba tendo sua carreira policial indo por água abaixo, sendo intimado a depor em uma CPI criada por Fraga, graças a morte de uma jornalista, mas antes Nascimento sofre uma tentativa de assassinato por conta dos milicianos, e a cena vista no começo do filme, que sugere que Nascimento morre é explicada, com ele saindo pelo outro lado do carro com a ajuda de seus outros amigos.

Na CPI Nascimento joga a merda toda no ventilador, e faz com que muita gente seja presa ou apagada.

Porém o final do filme em si continua vago, com apenas Nascimento do lado de seu filho quando ele abre os olhos.

Em suma, se você esperava por mais sangue e mais violencia em Tropa 2, poderá ficar decepcionado mas há de se entender que esse filme é muito mais político e inteligente que seu antecessor.

Bem, encerro por aqui! Faca na caveira!


AAAAAHHH !!! Como pude esquecer disso??

Como todos bem devem saber, um novo jogo de Mortal Kombat está em produção, e será lançado semana que vem dia 19.

Pois o produtor Hector Sanches esteve no Brasil recentemente e concedeu uma entrevista a um site que você confere abaixo:



Para quem tem preguiça ou uma let lenta como esse que voz escreve, o produtor quando perguntado se colocaria um personagem brasileiro que não lutasse capoeira ou sambasse, respondeu imediatamente e sem pestanejar Cap. Nascimento um sinal que o nosso cinema está muito bem conhecido lá fora e que o personagem é sem duvida um dos mais reconhecidos da década!

Bem, foi iniciada uma campanha e uma petição online para que o caveira faça parte do elenco por DLC(Dowlnoadble Content ou contéudo dowloadeado) que segue abaixo.

Não vai votar não? 05, traz o saco!

Petições nunca dão muito certo, mas porra, esse novo MK já vai ter Kratos, o que custa cap Nascimento?(provavelmente exclusivo do XBOX 360 já que os caixistas não vão ter nada exclusivo, mas Kratos vs Nascimento seria o maior epic win já visto)então não custa nada tentar né ? vejam o video e entendam o porque!

Agora sim eu fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário