quinta-feira, 15 de abril de 2010

Post 011 - The King Of Fighters 2002 Unlimited Match


Depois de tantos posts "capcomistas" chegou a hora de finalmente postar sobre a série de luta que eu mais gosto e que é também uma das responsáveis por esse blog, que quase foi abandonado.

The King of Fighters 2002 Unlimited Match, é o remake do jogo hononimo lançado originalmente em 2002, que eu particurlamente acho um dos piores da série(só não tão ruim quanto 2003).

Mas por ser um dream match, a versão original foi cultuada nos fliperas como a última KOF popular, e também por se tornar como Street Fighter 2 nos anos 90, cheia de versões piratas empestiando os fliperamas(hoje conhecidas como versões plus).

A SNK Playmore, que não sabe viver de outra coisa, decidiu, depois da exelente repercursão de KOF 98 Ultimate Match(que em breve terá uma resenha aqui) decidiu fazer o remake de KOF 2002.

Mas a grande diferença desse remake é que ele foi um remake completo, ou quase(os sprites dos personagens são os mesmos é claro) tirando isso, tudo foi mudado, cenários, músicas, jogabilidade e artworks.
Nova tela de seleção

O enredo de KOF 2002 UM conta com uma nova adição, na verdade uma substuição, sai K9999 e entra Nameless, eu falo substituição por que Nameless tem praticamente o mesmo gameplay de K9999, com algumas adições que o tornam melhor personagem que o anterior, k9999 saiu do game por conta da Eolith, que plagiou o personagem Testuo do clássico anime Akira.
Nameless - Conhecido também como o último personagem inédito em KOF

Nameless é um excelente personagem, e poderia marcar presença em alguma KOF com história(se bem que isso ultimamente tá dificil!), alem de seu estilo de luta ser bastante peculiar, ele utiliza uma espécie de chama mais escura que a normal, e para aplicar seus golpes com chamas, ele retira a luva mostrando que seu braço está permanentemente envolto em chamas, enquanto que a luva assume qualquer forma que ele quiser, para se assimilar a k9999.

Tirando Nameless e Kusanagi, todos os personagens presentes na série abrangem a saga N.E.S.T.S que remete as KOFs de 99 a 2001 são 66 contando com secretos e as versões alternativas de personagens são eles : Kyo, Benimaru, Daimon(Japan Team) Terry, Andy e Joe(Fatal Fury Team) Ryo, Robert e Iuri(AOF Team) Iori, Mature e Vice(Yagami Team) Athena , Kensou e Bao(Psycho Solider Team)Seth , Vanessa e Ramon(agents Team) Leona, Ralf e Clark(Ikari Team)Yashiro , Chris e Shermie(Orochi Team/Contando com suas versões extras) K' , Maxima e Whip(K' Team) Angel, Kula e Foxy(Nests Team)Kim, Choi e Chang(Kim Team) Jhun, Lin e Shingo(Jhun Team) Yamazaki, Billy e Blue Mary(97' Special Team) Heidern, Takuma e Chin(Master Team) Xiangfei, Hinako e May Lee(Pretty Girls Team) Mai, King e Kasumi(Womans Team) e Kyo-1, Kyo-2 e Kusanagi(Cloned Team), e como bosses temos Krizalid, Clone Zero, Original Zero, Igniz e Omega Rugal, além é claro das figurinhas carimbadas em Remakes e versões caseiras de KOF: Goenitz e Geese Howard, e com versões alternativas alem dos já citado Orochi Team , temos Robert, Takuma e Kensou(abrangendo as versões de KOF 2000) dos mesmos e o todo poderoso e temido Nightmare Geese, com um gameplay de Realbout Fatal Fury Special... ou seja, um personagem praticamente invencivel!


Na questão dos gráficos, bem... como eu mesmo já disse, os sprites não mudaram, por tanto não espere muito dos personagens, talvez por alguns dos filtros disponíveis, mas que não alteram muita coisa, já com relação a cenários e derivados temos um bom trabalho, mesclando 2D com 3D com muito bom exito, e alem disso, muitos desses cenários são remakes ou referencias a cenários antigos, como o cenário da Korea, que é o mesmo de Kim em Fatal Fury 2 com algumas mudanças de lugar e situação, o cenário da Neo-Geo Land, que possui um trilho aonde Hayate ou Carol de Savage Reign ficam pulando(talvez seja até o mesmo cenário) o único cenário reaproveitado(é, até cenário a SNKP reaproveita) é o de Rugal que é o mesmo visto em KOF 2002 do play 2.


Outra mudança na questão de gráficos foram as novas animações quando um MAX 2 é utilizado, com uma bonita tela verde com os traços passando(bem melhor que a original é claro) e com a ativação a lá X-men vs Street Fighter, com uma tira com o rosto do personagem, pra dar aquela ideia de "Caralho ! Fudeu!" e ao final dos MAX 2 a tela se quebra, um efeito bastante interessante dando um dinamismo diferente para série.

Já no quesito jogabilidade, muita coisa foi melhorada, muitos personagens que na versão orginal possuiam poucos golpes ganharam golpes novos, os MAX 2 tem agora o dano um pouco menor que os da versão original, e agora todos tem comandos de facil execução, a excessão do Crimson Star Road de K' que continua com o mesmo comando, só que com um tempo de inupt menor, o famoso combo infinito de Angel foi removido, Kim agora usa a fenix no final de seu MAX 2
e por ai vão se as mudanças.

Mas por outro lado... os já famosos bugs de KOF estão presentes, como um onde é possivel multiplicar Goenitz por toda a tela,e mais, e no ps2 o sitema de Command,onde você usa códigos hexadecimais para programar combos costuma, acredite ou não, errar os combos, as vezes ele perde o tempo da corrida após um agarrão do Iori por exemplo, até errar um comando simples de um Raiging Storm.

As músicas são sem dúvida a principal mudança dessa versão, remixes muito bem feitos e muitas músicas inéditas que são muito bem arranjadas, algumas lembram o estilo Daisuke Ishiwatari de ser, um dos destaques em minha opinião é a música tema do Cloned Team, Antimony - Exclusive Mutally Dichtomy uma música tensa e perturbadora, as músicas mantem um clima bom nas batalhas e empolgam muito bem, é claro que o remix da música de Geese está lá, uma das melhores músicas da Game music.

E seguindo a onda iniciada em KOF XI temos o challenge mode, que proporciona desafios que vão desde esquivar quando cai até ficar 30 segundos no ar com Jhun,esses desafios são o meio principal para você destravar os chefes e os personagens secretos e as galerias que contém os artworks da KOF 02 original(eca) e as atuais, feitas pelo exelente desenhista Ogura, que mantém um exelente trabalho.

Em resumo essa versão de KOF apesar de ser mais um dos milhões de remakes que a empresa teima em empurrar, é absurdamente divertido para se tirar um contra, tem muitos fatores que prendem o jogador no modo single player, uma exelente pedida para um churrasco e umas biritas!


NOTA: No momento estou impossibilitado de buscar os links para a OST e para o próprio jogo, assim que possivel estarei postando.

Douglas Carriço

Um comentário: