terça-feira, 11 de agosto de 2009

Post 003 - Top 10: Vilões de games

Miserável, lazarento , filho da puta

São todos adjetivos atribuídos aos chefes e vilões de jogos, esses canalhas que insistem em roubar nossas fichas, continues, paciencia e sanidade mental.

E eu não poderia deixar de citar os 10 mais marcantes de todos os tempos, mas não se trata apenas da dificuldade que eles apresentam, e sim de sua personalidade e atos.

Sem mais blá blá blá vamos ao top 10!

10º lugar - M.Bison

O décimo lugar vai para M. Bison, seus objetivos podem ser os mais futeis de sempre, mas uma coisa se deve dizer sobre o personagem com certeza, o cara é persistente! Pelo simples fato de Bison ser uma entidade possuidora do pscyho power, que é um poder que se não controlado pode destruir o corpo possuido, fato esse que ocorreu em SF Alpha 3, mas como todo bom vilão que se prese, Bison tratou de arrumar outro corpo(mesmo que identico ao anterior) e depois foi "morto" por Akuma, e agora em SF IV ele procura algum outro corpo para poder se hospedar.
Bison é o típico ditador, desde sua roupa até suas atitudes passam sua superioridade e imponência.

9º lugar - Goenitz

O ano é 1996, um novo The King Of Fighters acontece e com ele muitos mistérios, o principal é: Que força foi aquela que acabou por destruir Rugal, e quem arrancou seu olho, e o homem da foto é quem detém todas as respostas.
Goenitz é o rei celestial dos ventos de Orochi, e o representante principal do clã, foi ele quem matou Maki Kagura e quebrou o selo de Orochi.
Goenitz é uma pessoa calma e de palavras poéticas e de efeito, o que torna o chefe memorável, são as circunstâncias onde a batalha contra ele ocorre, o estádio da final do campeonato está totalmente destruído e embalado por uma música semi-apocalípitica. É derrotado depois de Kyo e Iori unirem seus poderes como fora feito por seus ancestrais a 1800 anos antes.
Mas como caiu no gosto dos fãs, Goenitz faz aparições meio que frequentes em jogos da SNK como a versão de ps2 de KOF 2002/2002 Unlimited Match e SVC Chaos.


8º lugar - Ryuji Yamazaki

Se tem alguém que você não queria encontrar num beco escuro a noite, esse é Ryuji Yamazaki.

O sujeito é maníaco, insano e extremamente cruel, eu passo horas jogando com ele só para ver ele varar o oponente para o lado com a boca, ou para pisar no adversário como se ele fosse uma barata, e toda essa insanidade se dá ao sangue de Orochi que corre em suas veias, mas como se ele estivesse encorporado em tempo integral.
Yamazaki fez sua estréia em Fatal Fury 3, contratado dos irmãos Jin para obter o pergaminho da imortalidade, depois que não deu certo, foi contratado por Geese para obter o poder de Orochi de Iori Yagami, e é aqui que vemos a audácia do personagem, ele se atreveu a desafiar Geese em seu próprio escritorio! E o melhor saiu vivo e ainda foi contratado por Geese novamente em 2003!
Yamazaki tem golpes marcantes como seu Snake Arm, o contragolpe onde ele mostra a lingua para o adversário e o já citado HSDM onde ele arremessa o oponente com a boca.
Ele só tira a mão do bolso para dar facadas em seu oponente ou em seu DM Guiliotinne, alem de ser sujo o suficiente para jogar areia em seu oponente.


7º lugar - Sigma

Se Bison é persistente, Sigma é pior que aquela ex-namorada sua que não larga do seu pé, ou daquele chefe chato que insiste em te cobrar funções que não são suas no trabalho.
Sigma foi o líder dos Maverick Hunters, mas acabou se tornando um e desde então inferniza a vida de X e Zero, sempre ressurgindo com novas formas e armaduras, e sempre agindo pelas sombras manipulando os outros a seu bel prazer.

Em Megaman X, ele vinha acompanhado de seu cachorro e depois você o enfrentava em duas formas diferentes, uma em tamanho normal e outra onde ele ocupava toda a tela.

Em Megaman X 3 se transformou em um virus e passou a infectar reploids diretamente, em X4 agia nas sombras manipulando a Repliforce, em X 5 decidiu espalhar seu virus pela Terra e a destruindo parcialmente, em X 6 foi ressucitado por Gate(chefe mais apelão que ele no jogo, só pra constar) e finalmente é morto em X 8 por Lumine.

É um chefe assim como Bison, iponente e determinado, e sua estatura e aparencia passa uma sensação de poder ainda maior(mesmo que, em minha opinião, ele se pareça muito com Sagat).


6º lugar - Sephiroth

Muitos que estão lendo esse blog não me conhecem, mas aos que me conhecem devem estar se perguntando: "Que porra o Sephiroth ta fazendo no blog se o Douglas não gosta de games de rpg?"
Fato, eu não gosto de RPG mesmo, mas uma coisa sem dúvida eu tenho que dizer, Sephiroth é um grande vilão de fato!
Não vou citar a história dele, pois conheço muito pouco mas a personalidade dele é marcante o suficiente para garantir um lugar na minha lista, e quando um vilão é marcante, ele tem que voltar nem que seja pra fazer uma rápida aparição, como foi no filme Final Fantasy VII Advent Children.


5º lugar - Jack Krauser
Mercenários são em geral mocinhos, mas do tipo durões, mas e quando um mercenário é um dos vilões da história?
Para todos mercenários "do mal" que possam vir a aparecer, uma dica : TENTEM ser como Jack Krauser, eu dei enfase no tentem porque supera-lo ou ser igual a ele, vai ser deveras dificil.
Um assassino frio e direto, o cara passa a ideia de que ele vai para selva treinar diariamente e come ursos no café da manha, tigres no almoço, e leões na janta.
Sua aparição foi completamente marcante em R.E 4, na famosa briga de facas contra Leon, e depois em uma das lutas mais tensas do jogo.
Ele possui um braço mutante que ele pode usar como escudo, como arma e cortador de lenha, embora não se saiba a origem do mesmo(se ele comprou, ele bem que poderia falar, se já não estivesse morto).
Krauser é basicamente um arsenal humano, atirando granadas de luz, utilizando metralhadoras e armando armadilhas com explosivos, e o que talvez decepcione é que quando jogando com ele no modo mercenários em R.E 4, você só conta com um arco e flechas! A primeira vista é meio decepcionante, mas basta jogar com ele um pouco para ver que o bicho é bom mesmo usando poucas armas!

4º lugar - Vergil


Que dante tem uma vocação para ser vilão, isso é bem claro, mas o posto ja foi devidamente ocupado por seu irmão gêmeo Vergil.
Estreante em Devil May Cry 3, jogo que conta como Dante começou seu négocio como exorcista particular de demonios, Vergil debuta como vilão principal do game.
Os dois tem uma rixa meio que mal resolvida, e incentivado pelo pela saco do Arkham ele traz a torre Te-mi-gru a ativa para libertar os demonios antes aprisionados por seu pai.
Vergil é o tipico vilão que busca cada vez mais força para si mesmo, e para isso precisa do amuleto que sua mãe deu a Dante para se tornar mais forte.
É um personagem que passa a ideia de ser uma pessoa séria, mas que quando irritado acaba por demonstrar sua raiva, como na cena onde o ritual para liberar o portal do inferno não funciona, e quando Jester interrompe sua luta com Dante, onde ele realmente demonstra estar puto com a interrupção.
Infelizmente, foi uma péssima jogada da Capcom fazer com que ele morresse no primeiro Devil May Cry e depois apresenta-lo detalhadamente ao público, pois muitos preferem ele do que Dante.

3º lugar - Akuma/Shin Akuma


O tinhoso, o coisa ruim, aquele que puxa o seu pé na madrugada.
Estou falando de Akuma, o mestre dos punhos, irmão do mestre de Ryu e Ken e todo o bla blá que vcs ja devem ter ouvido falar.
Akuma acordou um dia e decidiu que ia ser o mais forte e ponto final, assim sendo ele fuçou as técnicas secretas de seu mestre e foi tentar aprender o famoso Shun Goku Sastu/Raiging Demon, e conseguiu, mas como consequencia, a sua humanidade foi pro saco, e depois disso foi viajando pelo mundo procurando alguem que podesse satisfazer seu prazer de lutar, e é isso que torna Akuma um vilão diferente, ele só quer lutar por prazer, não tem interesse em dominar o mundo ou fazer com que demonios o invadam, ele só quer dar porrada e levar Ryu para o lado negro da força.
E o que era mais marcante no personagem era o fato de ele não falar nada durante as lutas, só os já famigerados "RUM"s que nomeavam seus golpes, mas anos depois em Capcom Vs Snk 2, e em SF III ele ganhou falas que acabaram ficando marcantes, assim como golpes novos como o seu heaven and earth slicer destroyer , também conhecido como cachapão infernal onde ele vai aos céus com e desce com uma velocidade incrivel e extremo poder, alem é claro do seu famigerado Shun Goku Sastu o famoso apagão, alias, alguem sabe o que acontece quando se apaga a luz?

2º lugar - Rugal Bernstein/Omega Rugal
E com o merecido segundo lugar temos o eterno vilão de KOF, Rugal Bernstein.
Esse cara é mau, muito mal, não consigo pensar em alguem tão mau quanto ele, a essencia da vida desse cara é fazer o mal!
Vestindo seu terno vermelho sangue, ele debuta em KOF 94 em uma batalha memorável em seu navio, e cercado por sua humilde coleção de estátuas de lutadores que ele derrotou(com a presença de Guile e Akuma no fundo)
Derrotado ele manda tudo pelos ares, mas os lutadores se salvam e no ano seguinte ele retorna mais poderoso ainda, detendo o poder de Orochi, ele se transforma no poderoso e apelão Omega Rugal, o chefe mais dificil que fez parte de KOF, mas é derrotado definitivamente por não possuir o sangue de Orochi.
Mas como todo bom chefe da SNK que se prese, Rugal bate ponto obrigatório em todos os dream matches da empresa, sempre com sua velocidade e acompanhado de sua pantera negra, ganhou uma versão mais poderosa ainda em Capcom Vs SNK 2, entitulada God Rugal,onde depois de roubar os poderes de Akuma ficou mais poderoso , com direito a Shun Goku Sastu e tudo mais.
Sua risada é macabra e seus golpes também são evoluidos a cada versão, o deixando cada vez mais apelão e cada vez mais longe de torneios oficiais.

1º lugar - Geese Howard
O lider do crime de Southtown, o lazarento mór, o imortal , senhoras e senhores, o primeiro lugar vai para o sr Geese Howard.
Muito mais que um chefão do crime organizado, Geese é o tipo que só aparece no último momento para mostrar quem manda, mas quando aparece, deixa claro que as coisas são do jeito dele e ponto final!
Geese tinha uma aparencia mais jovial em Art Of Fighting 2, onde era chefe secerto , e depois de derrotado, viajou para treinar e dar cabo de Jeff Bogard, que estava se metendo em seus assuntos pessoais, só que o pior erro dele foi deixar Terry e Andy vivos, pois ambos foram atras dele, e o derrotaram, o jogando de sua onipotente torre. Geese morreu? Não ainda!
Em Fatal Fury 3 Geese retorna, apenas com uma sicatriz em suas costas e mais apelão do que nunca!(Essa versão de Geese é considerada uma das mais apelonas, perdendo apenas para sua versão Nightmare) detendo os pergaminhos da imortalidade, todos estão em seu encalço, mas é só em Realbout que ele realmente é derrotado, preferindo a morte do que ser salvo por Terry Bogard, para mim uma das cenas mais marcantes dos fighting games.

Em paralelo ao universo de Fatal Fury, Geese faz uma aparição em KOF 96, acompanhado de Wolfgang Krauser, e de seu antigo capanga Mr. Big, em busca do poder de orochi, sem sucesso.
No universo de KOF, Geese ainda está vivo, mas continua agindo pelas sombras.

Em Real Bout Special, Geese retorna como chefe secreto, o Nightmare Geese, a versão mais apelona de Geese ja existente, com um Raising Storm impossivel de se escapar, Shippuken quadruplo, um Reppuken gigante entre outras grandes vantagens.

Suas falas não saem da cabeça dos players, seu "I'will stain my hands with your blood" ou seu "You cannot escape from death" mas o mais conhecido é seu simples "C'mon" mas para mim uma fala que mostra claramente a impediosidade do personagem é no OVA de Fatal Fury, onde depois de atirar a namorada de Terry pela janela, ele fala "quer a vadia? Então fique com ele" e começa a rir é memorável.

E assim como os já citados Goenitz e Rugal, Geese marca presença em todos remakes de KOF e em crossovers da empresa, e não satisfeito ainda faz cosplay de Goenitz e Mukai em KOF MI 2, em uniformes alternativos, mas o atrativo de Geese nesse jogo é que ele possui uma história relacionada a Billy e a Rock, que eu não soube por não saber japones, assim o tornando cada vez mais imortal, tanto no jogo quanto no gosto dos fãs.

E assim fecho a minha eleição sobre os 10 maiores vilões, espero que apreciem a lista, comentários e sugestões para postagem são bem vindos!


Douglas Carriço

3 comentários:

  1. Goenitz e Geese são moçoilas perto do Igniz, o chefe mais apelão da história dos games.

    Uma crítica construtiva: vc tem que saber quando terminar uma frase. Tem parágrafos que contêm frases de tipo 10 linhas, fica cansativo e difícil de ler. Mas fora isso o conteúdo tá bacana, to acompanhando aqui. Abç

    ResponderExcluir
  2. Kra comecei a ler seu blog agora e gostei muito....Uma pena que não goste de RPG, pois se jogasse Final Fantasy x Iria saber que Seymour Guado é sim um grande vilão.....Aliás não tem so ele, a Religião de YU-YEVON e o proprio YU-YEVON são terriveis vilões....Mais mesmo assim parabens pelo seu post, e estarei sempre que puder acompanhando o blog e o divulgando o teu blog...Otimo trabalho

    ResponderExcluir