segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Post 001 - Street Fighter 4

E o primeiro review não poderia ser de outro jogo se não esse que vem sendo cultado como o melhor da série, e porque não o melhor fighting game dessa nova geração?A foto ja fala por si só, Street Fighter IV causou furor quando fora anunciado, afinal faziam 10 anos desde o lançamento de SF III - 3rd Strike, hoje aclamado como um dos melhores da série.

Quando liberadas as primeiras imagens, muita gente até mesmo eu torci o nariz, 3D?!?!?!?!?!? Tinha que ser em 2D!!!! foi a frase mais dita pelos gamers através do mundo, mas esse preconceito acabou rápido quando foram mostrados os primeiros videos do jogo, SF IV mantinha a jogabilidade 2D, e com os exelentes gráficos da nova geração.

O elenco conta com todos os personagens de Street Fighter 2 - The World Warrior - Ryu, Ken, Chun-li, Guile, Zangief, E. Honda Dhalshin, Balrog/M.Bison, Vega/Balrog, Sagat,M.Bison/Vega(esse troca troca de nomes é foda) os novatos, Abel, C. Viper, Rufus, El Fuerte o chefão Seth(uma fusão de Gill de SF III com Dural de VF), e os secretos das versões console: Cammy, Feilong, Gen, Sakura, Dan, Akuma/Gouki e Gouken.

Os graficos - desde que vistos em um pc potente - São deslumbrantes! Cada detalhe dos personagens é mostrado com um realismo incrivel, como na foto ao lado.
Ryu com sua roupa extra da versão console mostra marcas de batalha bem feitas, e um incrivel sombreamento nos musculos, as texturas das roupas é de um nível incrivel, uma fusão perfeita entre desenho animado e graficos reais(mas bem que o artwork in game poderia ser do Shinkiro - ex desenhista da SNK), a movimentação dos cenários também é excelente
Os personagens dos cenários reagem de acordo com os golpes que você aplica, em alguns até acontecem algumas alterações como o cenário da casa de vinhos, onde depois de vários impactos seguidos, um armário cheio de barris de vinho quebra e o velho que antes observava a luta fica desesperado e começa a xingar os lutadores, e outro em uma arena dentro de um iate, onde os espectadores que parecem estar bebados, caem na arena depois de alguns impactos no chão.

Já a trilha sonora, está bem ambientada com os cenários, batidas eletronicas e algumas musicas ambientes,como no caso da floresta, e é claro, em um jogo cuja ideia era trazer elementos do passado para o presente, não poderiam faltar os remixes das músicas clássicas, algumas ficaram boas, apesar de não fazerem o meu genero, a de Cammy mantem aquele tom de incerteza que combina com a personagem, mas o meu destaque vai para a música tema de Ryu vs Akuma, uma versão orchestrada da música de Ryu que da um clima exelente para luta dos dois, que ocorre em um vulcão.

Um dos grandes atrativos também são as vozes dos personagens, você pode escolher entre ter vozes em ingles ou em japones, e ao contrário do que sempre acontecia com a capcom, dessa vez as vozes em ingles estão até melhores que as do japones, principalmente a de Sagat, onde no idioma japones suas falas são abafadas e sua voz fina, enquanto que no ingles a voz dele realmente combina com sua personalidade, e se assemelhando mais com a voz em japones antiga.
Bison também mostra um exelente dublador, a voz em ingles parece mais com o bison original do que a japonesa.

Todas as vozes são bem gravadas, e para quem entende ingles bem, da pra entender de boa tudo que os personagens falam, apesar das falas em ingles deixarem o jogo mais pastelão, como o caso de El Fuerte, que fala um "No way" meio tosco quando é derrotado, ou Fei Long e seu " I lost" achei falas meio pastelões, mas isso não é de longe um ponto negativo.

Outro ponto que achei bastante interessante é quando você luta com seu subchefe, as falas de certos golpes mudam, e os personagens conversam no meio da luta, uma coisa que de fato foi uma inovação, nunca havia visto isso em qualquer fighting game.
A jogabilidade, aaahhh a jogabilidade, do que adianta ter graficos lindos, boas músicas se tivermos uma jogabilidade porca?

Felizmente SF IV nos deu uma jogabilidade boa, depois que eu testei a jogabilidade em um pc com uma geforce 6200 - 256MB onboard e depois em um pc com uma geforce 8000, 512 MB, na placa de video de 256, eu consegui achar a jogabilidade boa mesmo com uns lags que tinham, mas foi na placa de 512 que eu vi sobre o que é feito SF IV, velocidade! É um street completamente rápido, até mais rápido que o street III 3rd strike, e o melhor : com bastante combos, só que completamente dificeis de se encaixar devido a velocidade do jogo. Mas o basico está lá e ainda por cima com uma ótima adição no sistema, o focus attack.

Embora muitos ja estejam familiarizados com esse sistema, não custa explicar, o focus attack é executado apertando socos e chutes médios, é possivel carregar o ataque, se você carregar o ataque até o maximo, ele se torna indefensável alem de lhe envolver em um efeito de tinta bastante interessante, esse recurso é muito usado depois que o personagem cai no chão, o deixando sem saida e aberto a combos, pois depois que o ataque é desferido, o personagem desmaia, e depois disso, você pode correr e aplicar um golpe, ou um combo devastador.

O focus attack pode ser usado durante golpes normais e especiais gastando metade de sua barra de especial, e você pode simplesmente cortar um golpe, usar o focus attack para correr e aplicar um combo maior ou até mesmo um ultra combo.

Falando na barra de Super, ela funciona basicamente do mesmo jeito que Super Street Fighter Turbo(X no japão) ou do X ISV de SF Alpha 3, ela só enche um nível para o uso apenas de um especial, a barra agora é separada em quatro pequenas barrinhas, essas barrinhas determinam o uso dos golpes EX, que são os golpes especiais mais fortes, executados com os dois botões correspondentes ao golpe.

A novidade fica por conta da pequena barra ao lado da barra de super combo, se trata da barra de ultra combo, que é usada para desferir uma versão mais forte do Super Combo normal, ou um especial novo dependendo do personagem.
Sakura totalmente intencionável em seu Ultra
E é ai que entra a parte 3D do jogo, os angulos de camera mudam completamente dando um close em seu personagem e se seu adversário estiver perto, o rosto dele irá ganhar uma expressão de espanto ou ira se manter normal de acordo com a posição dele, o que é outra grande inovação dentro dos fighting games.

E os ultras são bonitos de se ver, quando instalei o jogo na lan de um amigo meu, todos pediam para ver como eram os ultras dos personagens
e eu entendo perfeitamente o lado deles, são praticamente todos bonitos de se ver, como a foto ao lado com Gouken aplicando o Shin Shoryuken em seu aluno Ryu, o efeito 3D(e não aquela porcaria da série EX) da a sensação de estarmos jogando em desenho animado.






Aqui ao lado temos o comico Dan aplicando seu ultra em Guile, o ultra é uma sátira com os personagens de Art of Fighting, assim como o próprio Dan, mas se Dan é comico tudo bem, mas dai transformar o Guile no Victor de Darkstalkers é sacanagem, voltando ao assunto, o ultra de Dan é um dos mais complexos, pois mostra diversos angulos durante sua execução.



E aqui temos o incrível Nightmare Booster de Bison, nunca fui muito fã do personagem, mas admito que aqui ele ficou até legal, o ultra de Bison é uma especie de união de todos seus golpes especiais, ele sobe aos céus carregando o oponente com o seu psycho crusher e antes de joga-lo ao chão ele diz "This place shall become your grave/esse lugar deverá se tornar seu túmulo" e da um empurrão no peito do oponente e então pisa em cima do mesmo, como na foto ao lado, eu tiro o chapéu para esse Ultra combo, achei fenomenal!.

Ja o fator replay do jogo é ótimo, mesmo que ainda não o suficiente para se manter jogando sozinho durante muito tempo, tem alguns atrativos que fazem um bom trabalho, um deles é o challenge mode, não pense que se trata das missões de KOF XI, e sim uma forma de camuflar o survival,o time attack mode e o trial mode.

Cada modo está dividido em duas dificuldades, normal e hard, no survival normal sua energia recupera, o oponente não defende e sua barra de especial é infinita, ja no hard só sua energia recupera e pouco.

Mas o que vai fazer muitos players, principalmente os mais acostumados com KOF como eu, suarem é o trial mode no hard, ele te da combos completamente dificeis de fazer, utilizando bastante de chains nada convencionais, como soco médio e depois soco fraco, e muitos focus cancels, e como eu ja citei antes, a jogabilidade aqui é muito rápida para a emenda de combos. Todos os modos abrem novas cores(num total de 10 por personagem) provocações(10 por personagem) e icones para se usar na live, alem de ilustrações para galeria.


E outro fator bastante interessante são as roupas novas que você pode baixar pela live(pagando é claro) uma medida esperta da Capcom, afinal com diversos downloads rolando por ai, as empresas tem que se preocupar em garantir o dela(e eu não posso falar nada porque a versão que jogo é baixada =D), algumas roupas fazem alusões a outros personagens da série ou não, como Guile usando a roupa de Charlie, ou Zangief usando a roupa de Haggar de Final Fight.
As aberturas e finais dos personagens são em anime, com um traço mediano, as animações mostram bem o motivo do personagem estar lutando, por mais tosco que ele seja(viajar através do mundo atras de receitas ? WTF?!).

A Capcom fez uma jogada de marketing incrivel com SF IV, com ova exclusivo(The Ties That Bind - Os laços que prendem), um site onde você colocava seu rosto em um dos personagens, uma promoção aonde você poderia aparecer em um cenário do jogo, e todo esse marketing valeu a pena, pois o jogo está ótimo, pode até enjoar um pouco rápido, mas ainda assim é um jogaço, e eu recomendo um bom pc , ou então um XBOX 360 para poder contemplar tudo que o jogo tem a oferecer.


Nota do redator: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário